sábado, 23 de abril de 2011

A páscoa e seu verdadeiro significado (Mt.26:17-20;At.15:29)

A Festa da páscoa faz parte de um calendário de festas ordenadas por Deus ao seu povo Israel e áqueles constituídos seu povo por Yeshua. Elas devem desaguar no Messias, como alerta o apóstolo Paulo aos crentes de Colossos: “Ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de Festas, ou de lua nova, ou de Sábados, que são sombras das coisas vindouras, mas o corpo que é do Messias. (Col. 2:16-17).
Tais festas estão mencionadas em Levítico 23 e praticadas na igreja do primeiro século:

Festa dos Sábados – Shabat; Páscoa – Pêssach; Pães ázimos (sem fermento) – Hamêtz; Festa das Primícias – Bicurim; Pentecostes – Shavuôt; Festa das Trombetas – Rosh Hashaná; Festa do Perdão – Yom Kipur; Festa dos Tabernanáculos – Sucôt.

Vemos, por exemplo, Jesus celebrando a Festa da Páscoa com os discípulos em Lucas 22:13. Paulo ordenou aos crentes gentios de Corinto que celebrassem a mesma festa (I Co.5.7). Vemos em Atos 20:16, Paulo apressando-se para ir a Jerusalém celebrar a Festa de Pentecostes; e Jesus, novamente em Jo. 7:37-38, participando da Festa dos Tabernáculos, além de celebrar o Shabat semanalmente ( Lc 4:16).

As festas bíblica são também proféticas, porque falam sobre o Messias. Enquanto as 4 primeiras Festas (Páscoa, Pães Asmos, Primícias, e Pentecostes) falam do Messias ressurreto, as três últimas (Trombetas, Yom Kipur, e Tabernaculos) falam do Messias que há de voltar e reinar no Milênio.

A FESTA DA PÁSCOA - HAG PÊSSACH

É a primeira festa fixa do ano no calendário judaico. Pêssach significa “passar por cima”, Começa na noite do dia 14 de Nissan. É a festa da libertação de Israel da escravidão do Egito( Ex 12: 14). Foi no primeiro dia da festa dos pães asmos que Jesus celebrou a páscoa com os seus discípulos e instituiu a Santa Ceia (Mt.26.17-20). Mas, que significa a páscoa para nós:

1. O sangue do cordeiro passado nos umbrais e nas vergas das portas das casas significa para nós “nascer de novo”, recebendo o perdão pelo sangue do cordeiro (Rm5:8-9). As portas de entrada da nossa vida, audição, olfato, tato, paladar, estão protegidas;

2. Comer o cordeiro significa tê-lo dentro de nós, habitando em nós (ICo.2:6). (não coelho, ovo ou chocolate). Trocamos o cordeiro morto pelo cordeiro ressurreto (Ap. 5.9-13);

3. Significa sair do “Egito”, que representa o sistema do mundo e entrar no sistema divino, através do Cordeiro Pascal, Jesus o nosso Salvador e Senhor, tema principal de Páscoa. (Jo. 1:29, I Co. 5: 7-8).

4. Na Festa da Páscoa, o Senhor passa estabelecendo juízo aos deuses (demônios locais) (Ex. 12:12). Aqui reafirmamos: Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. (Romanos 11:36).

A páscoa, portanto, representa a consciência do novo nascimento em Jesus, o Messias, e libertação da escravidão do pecado.

Shalom em Yeshua, o Messias

Pr. Carlos Tolentino

Nenhum comentário:

Postar um comentário