domingo, 31 de julho de 2011

DEUS TRANSFORMA TRAGÉDIAS EM BENÇÃOS NAQUELES QUE ESPERAM NELE

DEUS TRANSFORMA TRAGÉDIAS EM BENÇÃOS NAQUELES QUE ESPERAM NELE
Deus é soberano, porisso Ele faz tudo o que lhe apraz. Permite acontencimentos que muitas vezes não entendemos, mas, entendendo ou não, devemos aguardar qual o propósito, quando envolvem aqueles que esperam nele. Maria guardava todas as coisas no seu coração em relação a certos acontecimentos envolvendo o seu filho, Jesus.
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. (I Co. 1:18);

Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os Judeus, e loucura para os gregos. (I Co. 1:23);

Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. (I Co. 1:25);

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (I Co. 2:14).

Vejamos alguns exemplos:

A morte de Jesus: Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.(João 12:24);

O caos da terra Deus transformou num jardim; (Gn.1.2);

Abraão com cem e Sara com noventa recebe a promessa de um filho;

Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos? (Gên. 17:17);

O menor Moisés colocado no Rio torna-se filho da filha de Faraó, criado pela própria mãe;

José vendido pelos próprios irmãos;

Povo de Israel encurralado vive a experiência de um grande milagre;

A maldição de Balaque através de Balaão, Deus transforma em bênção;

A morte do Rei Uzias, redundou em bênção para Isaias;

Jonas engolindo pelo grande peixe vira pregador e salva milhares de vidas em Nínive;

E Estêvão? E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.(Atos 7:60);

Paulo prevendo a sua partida: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé, (II Tm. 4:7);

E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; (I Co. 1:28).
Precisamos está em comunhão com Deus, para termos a tranquilidade de saber que as nossas vidas estão nas mãos do Eterno. O que somos e o que temos pertence ao Senhor e “nada nos separará do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor”. (Rm.8.19).
Assim será conosco.
São Cristóvão, Julho/2011

Pr.Carlos Tolentino

Um comentário:

  1. Isabel Solé, uma referência no ensino da produção textual defende que toda mensagem escrita deve levar o leitor a criar novas formas de entendimentos, não colocados no texto em questão, mas, que possivelmente existam nas suas entrelinhas. Já Dan Till e João Calvino se debruçavam sobre intensos questionamentos com respeito se havia ou não um ponto de contato entre o homem e Deus depois de sua queda, que lhe favoreça a mais dias, ou menos dias chegar-se ao conhecimento da Redenção.
    - O autor dessa mensagem pode se perguntar, o que isso tem a ver com a minha mensagem propriamente escrita?
    - Respondo: baseado nos argumentos acima citados, seja por Solé, Dan Till ou Calvino, eu acredito que a mensagem do autor Carlos Tolentino possa nos dizer de alguma forma o que tentou dizer Deus para Abrão. O apelo de Deus foi direto para ele e sua família, saírem de Ur, mas ele levou com ele bagagens, e os resultados foram tragédias em cima de tragédias, como a morte de seu pai, problemas com o sobrinho Ló... Segundo Watchman Nee, paralelo a essas tragédias estavam o tratamento de Deus em sua vida por onde ele passava, nas cidades que representavam locais com de: sabedoria, de aprendizado, ombro seguro, como era o caso de Siquém, e outras.
    O entendimento é esse: Deus vai está sempre nos tratando para que tenhamos a temperância adequada para fazermos sua exclusiva vontade, ainda que para isso, tenhamos que sofrer algumas tragédias.

    Israel Goçalves
    israel.goncalves@redebahia.com.br

    ResponderExcluir