sexta-feira, 7 de outubro de 2011

VOCÊ SABE O QUE É FESTA DE TABERNÁCULOS?

E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos (Zacarias 14:16).

Se você respondeu que sabe, parabéns, você está lendo a Bíblia. Respondeu que não, leia mais a Bíblia. Ache o livro da lei na casa do Senhor como Hilquias (II Cr. 34:14-33;35.1-19); leia e ouça a palavra com o povo de Deus, como Esdras (Ne. 8.1-18). Lendo a Bíblia, descobrimos as festas que lembram Deus e os seus milagres, que apontam para Cristo e a sua Igreja, como a páscoa, pentecostes e tabernáculos. (Dt.16.13-16; Zc.14.16-18). Segundo a Bíblia, o mês de outubro, é o mês de comemoração da Festa de Tabernáculos ou Sucot, (Lv.23.34), não é mês da Senhora Aparecida, data de idolatria, e nem tão pouco o mês das crianças, data comercial. Nada contra as crianças!

“Dia 12 de outubro, é a abertura da festa de tabernáculos, que tem tudo a ver com a Bíblia e conosco, de acordo com o calendário judaico, lunar, 15-21 de Tishrei, e, no calendário gregoriano, este ano, é de 12 a 19/10/2011”. Esta é uma Festa levada a sério por judeus ortodoxos, messiânicos, todos. Faz parte do Calendário da Nação de Israel e da sua cultura, em obediência a ADONAI, O ETERNO, ÚNICO D-US.

Tabernáculos ou Sukot quer dizer em hebraico, cabanas, tendas ou tabernáculos. O singular é Suka ou cabana=tabernáculo. Na Bíblia, no livro de Levítico (23:33-44), D-us institui a celebração da Festa dos Tabernáculos ou Festa das Colheitas. Adonai faz recomendações: festa de ofertar ao Senhor, festa de gratidão, festa de repartir o que colheu, festa de grande alegria, festa para lembrar-se do Senhor que os tirou da terra do Egito e os conduziu em Cabanas pelo deserto. (Lev 23: 40-43).

Para nós que cremos em Jesus como o Messias, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o filho de Deus, a festa de tabernáculos fala de Jesus que tabernaculou conosco, “e o verbo se fez carne e habitou (tabernaculou) entre nós” (Jo.1:14), nasceu e viveu com homem, e nos fez co-herdeiros das promessas de Abraão. (Gl.3.29).

A festa de tabernáculos nos reporta ao passado de Israel e Igreja, tornando-se um só povo em Yeshua, para o presente, quando vemos as profecias se cumprindo e a urgência de estabelecermos o Reino de Deus, restaurado seus princípios e ensinos, enquanto aguardamos o arrebatamento da Igreja, e nos aponta para o futuro, especialmente para o Milênio, quando estaremos todos juntos em Jerusalém em corpos gloriosos, comemorando a Festa dos Tabernáculos, adorando o Rei dos reis e Senhor dos Exércitos, e vendo todas as nações, inclusive as inimigas, subindo a Jerusalém para adorar o Rei Jesus, conforme o profeta Zacarias 14:16-19:

“E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.

E, se a família dos egípcios não subir, nem vier, não virá sobre ela a chuva; virá sobre eles a praga com que o SENHOR ferirá os gentios que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos.

Este será o castigo do pecado dos egípcios e o castigo do pecado de todas as nações que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos.

Não podemos nos esquecer que a festa de tabernáculos é antecedida de dez dias de arrependimento, cujo último dia é chamado de Yom Kipur (Dia do Perdão). Cada um examine-se, arrependa-se, e o Pai nos perdoa, através do seu Filho Jesus Cristo, para estarmos santos e irrepreensíveis, conforme Efésios 5:26-27, e colhendo em nós o fruto do Espírito, conforme Gálatas 5.22, no grande dia do arrebatamento da Igreja, na maior festa das colheita de todos os tempos.

Jesus, os seus discípulos e a igreja primitiva participavam da Festa de Tabernáculos e demais festas bíblicas que tinham tudo a ver com Ele e a sua Igreja. Anos mais tarde a Igreja de Roma mudou, substituiu e deturpou as festas bíblicas, mas esta é outra longa história. O que nos interessa é retornarmos para Bíblia e, ser, fazer e ensinar como Jesus, nosso alvo.

HAG SAMEACH SUKOT! (FELIZ FESTA DOS TABERNÁCULOS!)

Dias 12 e 17 de outubro, as 18:00 horas (viração do dia).

ASSEMBLÉIA DE DEUS EM SÃO CRISTÓVÃO.

Pr. Carlos Tolentino

Outubro/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário