sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CARÁTER DO LÍDER - SER, FAZER E ENSINAR COMO JESUS



A crise de identidade bate sempre as portas do homem por ser pensante, por ter o atributo do livre arbítrio outorgado pelo seu Criador. Donde vim, quem sou e para onde vou ainda faz parte do questionamento de muitos. Já passamos desta fase de questionamento. Sabemos de onde viemos e para onde vamos. Viemos “dele, por ele e para ele...” (Rm.11.36) “...pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos...”; (At.17.28). Porém outros questionamentos fazem parte da nossa vida. Muitas vezes precisamos estar nos lembrando de quem somos e até para onde vamos. A crise aumenta quando somamos aos questionamentos o que somos, o que fazemos, e o que ensinamos. Quando vemos a nossa instituição em crise de identidade ficamos ainda mais preocupados. Sabemos que herdamos uma filosofia Greco-romana, inversa à filosofia de Jesus, de seus ensinos e temos dificuldade de nos libertar dela. Pelo que vemos, a igreja perdeu sua identidade, distanciando-se das suas raízes. De Jerusalém para Roma. Dos ensinos da igreja do primeiro século, para as invencionices da Igreja Católica Romana. Até a liturgia do culto está em crise. Tal situação deu lugar ao sincretismo religioso tão presente na igreja católica romana com repercussões fortes na igreja evangélica. Daí a necessidade de termos um referencial, do qual partem outros referenciais. Nosso referencial não é um templo, não é uma denominação, não é uma filosofia herdada de filósofos gregos. Nosso referencial é Jesus, que nos faz conhecer nossa origem que é Deus, o nosso Pai, pelo seu Espírito. Seus exemplos e ensinamentos são a nossa base. Seu estilo de vida e liderança é o que deve nos interessar.

Não somos os primeiros e nem os últimos a vivermos uma crise de identidade. Quando Deus chamou a Moisés para libertar o seu povo do Egito, Moisés lhe perguntou: “Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?” (Êx. 3:11). Jonas também viveu maus momentos até reconhecer quem ele era e cumprir sua missão: “E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca”. (Jn. 1:9). Não foi diferente com Nicodemos e a mulher samaritana que tiveram de rever seus conceitos (Jo.3.3-9;4.20). Novas experiências com Deus nos levarão a uma crise de identidade, para estabelecermos a verdadeira identidade e realizarmos as obras de Deus. Isaias depois de penetrar na reunião de Deus entrou em crise para depois se prontificar a fazer o que Deus queria (Is.6.1.13). Deus é o Deus de identidade e dá identidade a todas as coisas. Deus se identificou a Moisés (Ex.3.6;14,15). Deus deu identidade a tudo que criou, macho e fêmea os criou, quando se referiu ao homem. Fez o luminar maior para iluminar o dia e luminares menores para a noite. A partir do conhecimento da nossa identidade, temos certeza da nossa missão. Jesus ensina o caminho em que devemos andar. Ele é o nosso referencial. Ele nos traz de volta aos princípios divinos para cumprirmos a nossa missão de estabelecermos seu Reino na terra enquanto aguardamos o Reino eterno.

Ser, fazer e ensinar como Jesus é portanto o caráter do discípulo de Jesus que cumprirá a missão para a qual Ele nos chamou e nos enviou.

Pr. Carlos Tolentino

Nenhum comentário:

Postar um comentário